Perguntou Nicodemos: COMO PODE UM HOMEM NASCER, SENDO VELHO? PODE VOLTAR AO VENTRE MATERNO E NASCER SEGUNDA VEZ?



João 3
1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
9 Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:
10 Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.
12 Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.
14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
22 ¶ Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava.
23 Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.

SE JESUS DISSE QUE SE ALGUÉM NÃO NASCER DE NOVO NÃO PODE VER O REINO DE DEUS. E TAMBÉM QUE QUM NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS.
João3:6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
João 3:7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

PORQUE EXISTE A NECESSIDADE DE NASCER DE NOVO?
_Porque Jesus veio ao mundo e foi crucificado?
_Para nos salvar.
_Salvar do quê?
_Dos nossos pecados.
_Mas quais pecados, se quando ele morreu, nós ainda não havíamos nascido? Como poderíamos então ter pecado?”.
Aí é que está o X da questão, pois poucas pessoas sabem que Cristo veio ao mundo para nos libertar do pecado original, que Adão cometeu e que, a partir daí a humanidade inteira morreu espiritualmente para Deus, e desde aí todos pecaram. Em Rm 5: 12: “Por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte; assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”.
Bem, Visto que a humanidade em Adão morreu e está destituída da glória de Deus, só somos salvos, libertos do pecado original, se nascermos de novo em Cristo, pois sendo da natureza de Adão somos pecadores e estamos mortos espiritualmente para Deus.
Por isso é necessário nascermos da água e do Espírito, para passarmos da morte para a vida.O novo nascimento é o princípio da nova vida espiritual que Deus dá para quem era nascido da carne (da natureza de Adão, de seus pais) e que então passa a ser nascido do Espírito (natureza espiritual, de Deus, por meio de Jesus Cristo).
“O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo3: 6).
Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. (Jo3: 5)
A pessoa só nasce para Deus, ou seja, vive para Ele, se nascer de novo em Cristo.
Um dia você irá deixar esse mundo. Você sabe quando, o dia, a hora? Sabe você hoje se irá para o Céu quando deixar esse mundo? A porta de entrada para a salvação é Cristo: Jesus disse: Eu sou a porta e se alguém entrar por mim será salvo; entrará, sairá e achará pastagem (João 10:9). Como podemos entrar por Ele?
Se entrarmos por ele nós ganhamos uma nova vida, ganhamos a vida dele em nós. É tão profunda a transformação que o Espírito de Deus opera na pessoa que entra por Cristo que Jesus chama essa transformação de Novo Nascimento

ENTÃO COMO FAÇO PARA NASCER DE NOVO?
Nicodemos respondeu:
_ “COMO POSSO NASCER DE NOVO?” (Jo3: 5):
João 3:3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
João 3:4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
João 3:5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
Então você deve esta se fazendo a mesma pergunta que Nicodemos fez a Jesus: O que é o novo nascimento? Como posso nascer de novo?
É necessário nascermos da água e do Espírito, para passarmos da morte espiritual para a vida.O novo nascimento é o princípio da nova vida espiritual que Deus dá para quem era nascido da carne (da natureza de Adão, de seus pais) e que então passa a ser nascido do Espírito (natureza espiritual, de Deus, por meio de Jesus Cristo).
“_Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. (Jo3: 5)
Nascer da água e do espírito acontece no batismo. É aí que acontece o Novo Nascimento, só que tem um porém; Deus deixou tudo muito simples para nós:
“_ Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.(Mc16: 16)
A humanidade se encontra nesse estado: condenada e morta para Deus, por isso a necessidade de crer e ser batizado: não adianta apenas crer, porque em Tg 2: 19 diz que “Crer até os demônios crêem e tremem”; deve-se crer e ser batizado. Mas veja bem: 1ºcrer e depois ser batizado: então como pode um bebê crer para ser batizado? Ele não tem essa capacidade e, além disso, na bíblia inteira não consta nenhum batizado de criança, só de pessoas adultas ou jovens que são capazes de entender o significado e a importância do batismo. Como pode alguém crer, se nunca ouviu falar? (Rm10: 14). Esse negócio de criança ser batizada, nada mais é do que uma astúcia de satanás para que as pessoas não se salvem, já que um bebê não pode crer e, assim, não acontece o Novo Nascimento e a reconciliação com Deus. Eles distorcem a palavra de Deus e milhares de pessoas estão sendo enganadas com isso. Realmente é uma grande astúcia!
Vamos ver outra parte:
1Pedro 3:20 Os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvas, através da água,
1Pedro 3:21 a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;
Já que a arca figurava o batismo, e oito pessoas se salvaram através da água, precisamos entrar na arca, que é Cristo, pelo batismo. Eu sou a porta e se alguém entrar por mim será salvo; entrará, sairá e achará pastagem (João 10:9). Então vamos responder aquela pergunta lá do começo do texto: Como podemos entrar por Ele? Pelo batismo.
Romanos 6:3 Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
Colossenses 2:12 Tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Então no batismo nós entramos na morte e ressurreição de Cristo, há dois mil anos, pela nossa fé, porque: Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus11: 6). Em Tiago2: 17 diz que a fé sem obras é morta. E de fato o batismo é a 1ª grande obra da fé. Porque crer até os demônios crêem e tremem (Tiago2: 19), mas é necessário crer e ser batizado: Mc16: 16- Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer já está condenado.Já que no batismo somos sepultados com Cristo; e também somos ressuscitados com ele por meio da fé que temos no grande poder de Deus, o mesmo Deus que ressuscitou Cristo, é necessário crer que estamos entrando na morte e ressurreição de Cristo, dois mil anos atrás pelo batismo. Morrer com Ele, para a natureza pecaminosa, ou seja, a natureza de Adão, do pecado original, através do qual a humanidade inteira morreu para Deus, e ressuscitar com Ele, NASCENDO ASSIM PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO e, nesse momento, também recebemos o Espírito Santo e nos tornamos filhos de Deus, uma vez que estávamos mortos para Ele e agora no batismo, nascemos para Ele, assumimos um compromisso com o Senhor e com a sua palavra (não simplesmente com uma religião, mas sim com Deus).
Nascido agora da família de Deus o pecador salvo agora goza:
_a nova vida espiritual que o homem recebe ao nascer de novo que é a VIDA ETERNA.
_a adoção como FILHO DE DEUS: pois pelo nascimento físico, o homem é membro da família de Adão e, como tal, excluído, pelo pecado, da família de Deus.Nascido de novo, passa a fazer parte da família de Deus. Desfeita a inimizade do homem com seu Criador e reconciliado assim o pecador com Deus, passa as existir paz entre ambos, por nosso Senhor Jesus Cristo: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome” Jo (1: 12).
O Novo Nascimento é obra exclusiva de Deus, o qual não deixa de operá-la no momento que o homem se batiza com grande fé, e consciente de que vai morrer para o mundo, para a velha vida e que vai nascer de novo. Crendo que vai entrar na morte de Cristo e na ressurreição de Cristo, dois mil anos atrás, ou seja, vai entrar pela porta que é Cristo: entrará, sairá e achara pastagem, ou seja, morre com Cristo e ressuscita com Ele. Morre para a velha vida e nasce para uma nova vida em Cristo por Cristo e para Cristo, Receberá então o Espírito Santo e será uma nova criatura e que agora começa a “viver”, ou “passa da morte para a vida”: (João 5:24) “em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos do blog

Enquete: Você já ouviu falar do Novo Nascimento?

Related Posts with Thumbnails